top of page

BIOGRAFIA

Nascido em 1989, no Porto. Concluiu o curso de interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo em 2007 e no âmbito desta formação participou em diversos workshops e espetáculos com António Capelo, João Paulo Costa, Kuniaki Ida, os Peripécia Teatro, Les Plasticiens Volants, entre muitos outros.

Como músico, iniciou a sua formação em percussão desde 2003: Iniciou-se em percussão tradicional galega com Maria Xosé Lopez Vilar, realizou masterclasses com nomes distintos no panorama internacional: Trilok Gurtu, Zohar Fresco, Farzad Andalibi, Mark Braafhart e Filippo Lattanzi. Em 2010 inicia estudos de percussão clássica com o professor Joaquim Alves; Em 2012 concluiu o 5º grau no Conservatório Regional de Música de Gaia com o professor Paulo Costa. Em 2019 termina a licenciatura de percussão clássica, pela Universidade do Minho, com o professor Nuno Aroso. Ainda na universidade, foi orientado pelos maestros Francesco Belli, Nick Ost e Gerardo Estrada na Orquestra da Universidade do Minho. Teve formação de bateria com o professor Marcos Cavaleiro e Leandro Leonet e um curso de música clásica indiana com Guru Ji Pandit Kishore Banerjee. Atualmente, encontra-se a ter formação de frame drum com Yshai Afterman, tendo o apoio da fundação GDA.

Como formador, orientou um grupo de percussão de 2008 a 2013 na instituição CERCIAG (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Águeda).

Em 2014 orientou um grupo de percussão na Escola Augusto Gil, no Porto. Lecionou, também, percussão tradicional galaico-portuguesa em diversos locais do país como Penafiel, Viseu e Porto, e lecionou no 1º Curso oficial (via profissionalizante) de Percussão Tradicional Portuguesa na Academia de Artes de Chaves e na escola Limina, projeto do percussionista Nuno Aroso. Em 2021 foi convidado a lecionar uma oficina de percussão tradicional portuguesa na Sibelius Academy na Finlândia. De momento, encontra-se a lecionar na escola Cardo-Amarelo, no Porto e online em regime particular.

Como percussionista e intérprete conta com 28 álbuns editados; participou, gravou e pisou o palco com inúmeros artistas e projetos, dos quais destaca Mário Lúcio & os Kriols, Teresa Salgueiro, Nancy Vieira, Lura, António Chainho, Gisela João, Marta Pereira da Costa, José Valente, Fred, Retimbrar, Cardo Roxo, Manuel Maio, Manuel Cruz, Maria Monda, Cristina Clara, Coro de Câmara de SJM, Pé na Terra (do qual é co-fundador), Fanfarra Káustica, Orquestra da U.Minho, Orquestra Sem Fronteiras, Toque de Caixa, Simantra G.P, Gambuzinos e Senza. Em 2019, estreou a obra "Tu Es Petrus", para ensemble e coro, de Eurico Carrapatoso, num concerto na Igreja de São Francisco, em Évora.

Em nome próprio, já estreou, em recital, uma série de obras dos compositores Fernando Lapa e Ângela da Ponte, onde explora o universo da música tradicional portuguesa, numa vertente erudita, mesclando instrumentos de origem popular e contemporâneos. No ano transato estreou a peça "Al Gharb", composta por Luís Figueiredo, para adufe solo, piano e ensemble de percussão no festival DPP. Em 2024 irá voltar ao mesmo festival para estrear nova peça para tambor solo e ensemble de percussão, composta por Filipe Fernandes; peça, essa, que irá ser inspirada no universo rítmico dos Zés Pereiras.

Realizou centenas de concertos em Portugal (continente e arquipélagos) e atuou em diversos países um pouco por todo o mundo: Itália, França, Alemanha, Bélgica, Sérvia, Croácia, Luxemburgo, Polónia, Eslovénia, Espanha, África do Sul, Namíbia, Zimbabué, Ilha Reunião, Cabo-Verde, Marrocos ,China, Dubai, Índia, Timor Leste e Brasil.

No presente ano fez a direção e composição musical do espetáculo de Teatro "Lear", encenado por Bruno Martins. Uma co-produção Teatro do Bolhão, Teatro Didascália e Teatro Dona Maria II.

Também acabou de editar um livro, juntamente com Napoleão Ribeiro (apoiado pela DGARTES - Ministério da Cultura) sobre a cultura musical dos Zés Pereiras entre Douro e Minho.

bottom of page